Hoje o tema não será camisa, mas será sobre a saúde de quem veste as lindas camisas da Fascynios. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, e a segunda doença que mais mata homens no mundo. Por isso, foi criada a campanha Novembro Azul, para sensibilizar quem ainda não se cuida. A campanha é colocada neste mês, porque é neste mês, no dia 17 de novembro, que se realiza o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

diagnósticos

 

O objetivo da campanha é que os homens façam exames preventivos, em especial a partir dos 45 anos. Pois, como qualquer câncer, quando detectado no início, a chance de cura é muito maior. Segundo o urologista Dr. Gustavo Guimarães, do Hospital A. C. Camargo, de São Paulo:

“O diagnóstico precoce permite para a gente, um grande leque de opções de terapias, que pode ser desde simplesmente acompanhar o paciente, sem precisar fazer tratamentos invasivos. Evitando as complicações das terapias mais agressivas, até nos casos de alto risco, em que a cirurgia e a radioterapia são os tratamentos consagrados”.

Quais são os exames que nós homens devemos fazer? Os exames mais eficientes para detectar a doença são os de sangue – conhecido como PSA – e o exame do toque. Quando um paciente faz apenas um desses exames, a chance de falha no diagnóstico é de 20% no PSA e de 40% no exame de toque. Mas quando os dois são feitos ao mesmo tempo, o índice de falha no diagnóstico cai para 8%. Lembrando: os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos de idade, e se há histórico na família de homens que tiveram câncer de próstata, os exames periódicos devem começar a ser feitos aos 40 anos (fonte: faculdade de Medicina da USP).

image4

 

Infelizmente, por puro preconceito, muitos homens tem resistência em fazer os exames. Pois, em uma sociedade machista, o exame de toque é compreendido como algo pejorativo e que muitos homens tem vergonha ou resistência a fazer. Essa postura impossibilita o diagnóstico precoce. Por isso, caro colega, supere o machismo, supere o que pode arruinar de verdade a sua vida. Cuide de sua saúde, cuide de seu corpo, e seja alguém saudável. Faça os exames preventivos de câncer de próstata, incentive seus colegas, amigos e familiares a fazer, não ria, nem faça piada de quem fez, pelo contrário, dê força e elogie quem fez. O que não tem graça é não evitar uma doença mortal devido a preconceito, não é? Você já fez o seu exame esse ano? Não! Ainda dá tempo! Corra e faça. Afinal, cuidar da saúde é coisa de homem!

 

Alguns links para você tirar suas dúvidas sobre o câncer de próstata:

http://www.brasil.gov.br/saude/2012/11/novembro-azul-conscientiza-homens-para-prevencao-do-cancer-de-prostata

http://www.saudedaprostata.org.br/index.php?botao=26&gclid=CMHD0fX3ldACFQMHkQodBygHjQ

http://www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul

 

 

Salvar