É muito comum as pessoas falarem que sicrano ou beltrano é ‘suuuuper elegante’. E não raro falam que a pessoa sempre foi identificada dessa maneira:  ‘nasceu assim’, ou ‘tem dom para ser elegante’ são frases comuns. Em verdade, todos nascemos com potencialidade para sermos elegantes… Mas nem todos foram orientados para aprender sobre o que é, e como ser elegantes.

51

Antes de tudo, o que é ser elegante? Basicamente a Elegância é ter comportamento e visual adequado ao local e pessoas com as quais você está.

Pessoas elegantes, não raro são cercadas de pessoas que as orientaram a saber como se comportar e como se vestir para cada ocasião. Nem todo mundo teve essa oportunidade, mas isso não quer dizer que você não possa ir melhorando a cada dia, não é? Esta seleção de livros é para te ajudar a ir se aprimorando. Ser elegante é aprimorar diversas dimensões da sua vida: socialmente, relacionamentos, trabalho, portanto, você só tem a ganhar. Vamos lá?

Nada melhor que você ler coisas que podem te dar um help na hora ‘h’.

Separamos aqui leituras acessíveis e que vão te ajudar muito!

 

Vaz, Ana. Pequeno livro de Etiqueta  – Guia para toda hora. Campinas: Editora Verus, 2013

52

Trata-se de um livro de dimensões pequenas, mas que é incrível do ponto de vista de sua utilidade.  Se antes a etiqueta era vista como uma coisa esnobe e para poucos, este livro mostra que não. Sua autora deixa bem claro que o truque para ser alguém elegante é justamente ter empatia. Você sabe o que é isso? É se colocar no lugar do outro. Enfim, a velha sabedoria popular, aqui, não falha: não faça para os outros, aquilo que você não deseja que outros façam para você. De maneira muito prática o livro nos ensina não só sobre comportamento, mas também sobre o visual e também sobre questões contemporâneas, como a relação homem-mulher.  Ele é pequeno, mas muito poderoso. Para nós, deve ser o primeiro que você deve ler. Será uma leitura prazerosa e rápida! Eficiente e cheia de dicas!

 

53

Fernando de Barros. Manual de Elegância. São Paulo: Editora Caras, 2002.

Outro pequeno e precioso livro sobre elegância. No caso esse é dedicado especialmente aos homens, escrito pelo saudoso jornalista de moda, Fernando de Barros, um dos maiores especialistas em moda masculina que já tivemos. Neste manual, ele ensina todas as coisas básicas sobre como ser um homem elegante, inclusive com um capítulo dedicado exclusivamente sobre camisas! Também fala sobre como você deve pensar em roupas para o casamento, festas, trabalho e, até mesmo, como cuidar de suas roupas. Um mergulho na moda masculina com o mais elegante jornalista de moda que o Brasil já teve.

 

54

Fernando de Barros. O homem Casual – a roupa do novo século. São Paulo: Mandarim, 1998.

A casualidade na forma de vestir do mundo masculino é coisa recente, dos anos 1990 para cá muitas empresas passaram a adotar códigos mais informais de roupas para seus colaboradores, liberando eles para usar roupas mais confortáveis, mas isso não significa menos elegantes. Fernando de Barros de novo nos ajuda a pensar, inclusive, sobre qual o lugar da camisa nesta nova realidade de vestir para o trabalho. Dicas preciosas de como ser elegante de maneira casual, afinal, é fácil parecer desleixado quando o rigor do paletó, do terno e da gravata pode ser deixado de lado.

 

 

55

Guia VIP de Estilo – 2015. Editora Abril (lançamento anual).

O guia VIP de Estilo traz algo bem bacana: ele é algo prático que atualiza os manuais de elegância masculina para cada ano. Você não precisa comprar todo ano, mas ele dá várias dicas muito legais e também propõem looks que estão hoje na moda e que pode te ajudar não só a ficar elegante, mas a ser o mais elegante, não é ótimo?

Super ilustrado e didático, explica sobre os visuais mais casuais, como jeans, até os mais formais. Você não entende nada de moda? Não tem problema, há vários símbolos que vão te ajudando a saber se você deve usar uma calça jeans do tipo reta ou skinny no barzinho com amigos.

Tem outra é um manual, portanto, você recorre a ele quando está com dúvidas, entende? Ele deve ficar ali, sempre a mão para tirar dúvidas.

 

56

John Hopkins. Moda Masculina. Porto Alegre: Bookman, 2013 [coleção Fundamentos do Design de Moda].

Já leu todos os anteriores? Já dominou total o básico? Então, é melhor você dar o próximo passo e compreender como a moda masculina é feita.  Este livro traz a história da moda masculina; o que é alfaiataria [do ponto de vista histórico e técnico]; a revolução que o sportwear trouxe para o mundo masculino; e como é desenvolvida uma coleção de produtos de moda masculina. Aqui trata-se de um mergulho mais aprofundado – e delicioso – ao universo da elegância da moda masculina. Ele fecha com chave de ouro essas indicações de leitura.

Boa leitura!

57

 

Salvar