Acaba de chegar um convite de casamento. Em geral ficamos super felizes, mas depois vem as dúvidas: Com que roupa eu vou? Tenho camisa para a ocasião?

Segue aqui algumas dicas para você não errar no look.

O horário do casamento nos indica o que podemos e o que não podemos usar. Vamos lá:

Casamento à noite: quanto mais tarde, mais formal é. A cerimônia exige sofisticação e elegância. Trata-se de um evento formal, portanto, jeans, é proibido. Escolha terno escuro, camisa social clara, a branca é a melhor opção para os mais tradicionais, ou para aqueles que não querem errar. Para os mais ousados, é permitido ir de camisa social escura com terno escuro (use a lógica do tom-sobre-tom, isto é, dois tons de cinza, chumbo com grafite, por exemplo). A gravata é também obrigatória. Tudo com sapato social.

21

http://picclick.com/Black-Slim-Fit-Men-Groom-Suit-Tuxedos-Formal-252148761352.html

Na dúvida, vá de camisa social branca, ela é a melhor pedida.

http://talentmovesllc.com/wp-content/uploads/dark-grey-tuxedos-for-weddings

Para os mais ousados, um costume grafite com camisa, gravata e sapato social preto pode ser uma boa pedida.

Se você for noivo lembre-se, se vai usar fraque, isso dá o tom de um casamento bem tradicional. O conjunto completo é: paletó comprido escuro, camisa branca, gravata cinza, colete cinza, calça listrada e sapatos de verniz. O cravo branco na lapela é opcional, mas é uma opção tradicional. Na Inglaterra esse traje é usado de dia, mas no Brasil ele cai muito bem para casamentos à noite, porque o clima é infinitamente mais quente.

http://www.bridesmagazine.co.uk/fashion/groom/view#!photo784745

A camisa branca aqui, também é a melhor escolha!

Casamento de tarde: os ternos vão escurecendo conforme a tarde vai caindo, isto é, ternos claros (para o início da tarde, em plena luz do dia), médios (para o fim da tarde) ou escuros (em qualquer horário). Combine com camisas sociais que podem ser em tons claros do seu gosto e gravatas não chamativas. Arremate com sapatos sociais (permitido usar modelos como Oxford ou Derby).

http://sumisura.zegna.com/en/men-custom-suits/

Um bom terno marrom acinzentado pode ser usado em qualquer horário da tarde, a camisa que combina pode ser azul clara, lavanda e amarela clara, pode até ousar e usar listada, como na foto, desde que bem sutil e leve. O uso de mocassim é permitido desde que seja verão e o clima do casamento seja bem descontraído.

Agora, se você é o noivo, saiba que em um casamento de tarde você fica liberado do uso de fraque, pode se casar de terno ou costume tranquilamente. Mas nem por isso vamos fazer de qualquer jeito, ok? Opte por um bom investimento: um modelo bem cortado em lã fria, você vai ver que faz toda diferença. Se o casamento é no final da tarde, e a recepção for de noite, vale pensar em um conjunto escuro (cinza chumbo ou preto). A gravata deve ser lisa, a mais tradicional é a prata.

Mas se você casar no começo da tarde, você pode ousar um pouco mais e ir de gravata borboleta, se quiser dar um charme a mais e se diferenciar de seus padrinhos.

http://www.stylemepretty.com/washington-weddings/langley-washington/2015/10/02/romantic-washington-island-wedding/

Noivo e padrinhos alinhados para um casamento ao ar livre, durante a tarde. Camisas podem ser brancas, azuis, rosa, lilás, amarelas, mas sempre em tons muito claros

Casamento pela manhã: é o casamento com tons menos formais, mas isso não significa casualidade. Um casamento é sempre um casamento! O terno deve ser claro, a camisa também, e o uso de gravata é opcional. Caso não vá de terno, opte pelo uso de um blazer, mas nunca vá só de camisa! As regras para o noivo são iguais aos dos convidados. As camisas devem ser em tecidos naturais como linho e algodão, pois elas têm o ar leve que um casamento deste tipo pede.

27

A elegância discreta do Total Linen (linho da cabeça aos pés) é fresca e serve bem aos casamentos pela manhã nos trópicos. Camisa azul clara dá um toque de sofisticação ao jogo de cores ‘empoeiradas’ da calça e blazer.

Hoje em dia há casamentos temáticos que ocorrem na praia, no quintal, mini-casamentos etc. Estes são mais informais, e na dúvida, você deve perguntar a quem convida qual será o tom da festa. Em casamentos na praia, por exemplo, não raro, sapatos, gravatas e blazers são dispensados… portanto, se você está organizando uma festa assim, ajude o seu convidado e já coloque no convite o traje permitido na celebração. Em casamentos de quintal ou mini-casamentos não raro os noivos reinventam a aparência com mais criatividade.

28

http://london-bride.com/swinging-summer-east-london-wedding/

O florido pode aparecer em um casamento de quintal ou mini-casamento… onde a liberdade é maior para compor looks, até do noivo!

Seja qual for o modelo de casamento, a escolha da camisa certa é elemento essencial para compor um look de elegância e respeito ao dia de um casal. A Fascynios tem um sortimento imenso de modelos de camisas, para todos os gostos e ocasiões e pode lhe ajudar a fazer a escolha certa.