Vamos continuar a tirar suas dúvidas sobre os códigos de vestimenta profissional e o papel das camisas nesse universo.

Hoje vamos falar Semi-formal ou Semi-casual e também de empresas que são casuais.

Semi-Formal ou Semi-casual

Grande parte das empresas se encaixam nesse código de vestir. Por exemplo, grande parte das multinacionais, empresas de grande porte, escritórios de contabilidade menos rígidos, consultorias menores e que lidam com áreas menos formais, empresas de pesquisa etc. O ambiente é mais descontraído, os profissionais são menos expostos a presença de clientes, mas cuidado: o jeans não é permitido. Quando se pode usá-lo? O jeans está restrito à casual Friday(sexta-feira casual).  Basicamente, uma empresa que adota este código quer projetar uma imagem receptiva, descontraída, sem nunca parecer imatura.

A camisa é aqui um dado importante para construir uma imagem de poder de decisão e inteligência: pense bem ao escolhê-la. Neste espaço de trabalho é necessário usar muito bom senso, pois a gama de escolhas é maior. E, portanto, torna-se mais fácil errar, ou mesmo cometer deslizes infelizes. De segunda a quinta opte por cores mais tradicionais, indo das claras às escuras sem problemas (branca, azul claro, lilás, rosa, amarelo claro, verde claro, cinza claro, cinza grafite, azul marinho e preta), as clássicas listradas também podem ser usadas. O modelo pode ser aquele que você se sente melhor, da camisa social à casual superslim você pode optar pelo tipo que você mais gosta, mas lembre-se: sempre use camisas com bom caimento em seu corpo e de mangas compridas.

text01

No verão a camisa fica mais em evidência e sua cor pode valorizar muito a composição do look. No inverno, a camisa vira um coadjuvante em baixo de cardigans, pulôveres e blazers. Use a abuse de constrastes.

text02

A sexta-feira casual libera você usar calça jeans, sarja, mocassim, mas evite usar tênis, ou camiseta polo. Na casual Friday aproveite para demonstrar sua verve mais criativa, antenada com moda, use camisas mais ousadas, coloridas, é permitido que seja levemente estampada (floridos pequenos, xadrez etc.), e mesmo uma camisa jeans bem cortada e de preferência bem escura (que confere um ar mais sério a já super casual camisa jeans).

text03

O uso de blazer na sexta-feira casual pode conferir muito estilo ao look, assim como o uso de uma camisa estampada.

 

Na próxima semana vamos ver sobre empresas casuais. Elas são um desafio para se pensar em como se vestir, pois são tão abertas que você pode errar feio, porque parece que pode tudo… #sqn! A indicação de camisa na composição casual vai te ajudar a montar looks com estilo e sem errar.

Salvar

Salvar