Muitos homens têm dúvidas sobre como se vestir para uma entrevista, ou mesmo no dia-a-dia do trabalho. A Camisaria Fascynios vai tirar essas dúvidas e demonstrar em uma série de posts como se expressar de maneira correta em cada um dos tipos de ambiente de trabalho mais comuns e como a camisa é um elemento estratégico para montar o melhor look possível para o trabalho. Vamos demonstrar qual a melhor maneira de você usar a camisa para compor looks que expressem exatamente o que você deseja dentro do código de vestimenta da empresa que você vai trabalhar ou já trabalha.

Um dos elementos mais importantes para se destacar em uma entrevista ou no dia-a-dia no trabalho é estar vestido adequadamente. Isso garante autoestima, segurança e, porque não, assertividade no posicionamento aos e responder questões, ou em debates de reuniões.

Aliás, estar adequado ao ambiente é ser elegante, pois se respeita a imagem da empresa e a equipe que está com você neste ambiente, afinal, todos compartilham e seguem o mesmo código de vestimenta profissional. Neste post vamos tratar das empresas mais formais. Nos próximos trataremos das semiformais, casuais e super casuais.

Muito formal

Código adotado em empresas que são bem sérias. Podemos dizer que são até mesmo ‘sisudas’. Exemplos mais comuns são escritórios de advocacia tradicionais, empresas que lidam com mercado financeiro internacional, bem como área de diretoria executiva de bancos. Estes espaços de trabalho buscam ter uma imagem de solidez, seriedade, credibilidade, discrição e profissionalismo. Por isso, as camisas devem seguir modelos sociais clássicos e sempre em tons sóbrios e tradicionais como branco e azul claro. Neste ambiente, os ternos são escuros (preto, azul marinho e grafite) e o toque de cor – muito bem calculado e não chamativo – deve ser na gravata. Uma maneira sutil de demonstrar mais personalidade é usar pequenas joias masculinas, pois isso pode fazer a diferença, o uso de abotoaduras, clips de gravata, minúsculos pins, por exemplo, são permitidos, mas com muita contenção.

Dica Fascynios: camisas para uso de abotoadura

classy-men-with-navy-blue-suit

tumblr_ly4y7wook41qk9hrqo1_400

tumblr_njs6pqdil41rc0m5to3_1280

 

Formais

As empresas que adotam esse código de vestimenta também pode chamá-lo de ‘formal’. São geralmente usados por executivos de áreas jurídicas e finanças de grandes empresas, grandes empresas de consultoria, consultores da área financeira, executivos da área de atendimento ao cliente. Em resumo todos eles precisam passar a imagem de empresas projetam credibilidade, maturidade, solidez e seriedade. Porém, com um toque de receptividade, por isso, não são tão austeras quanto ao código anterior. Há permissão para o uso de mais texturas, cores claras e padronagens delicadas. Por exemplo, ternos mais claros como marrom, cinza rato, cinza claro e mesmo bege (este último no verão) são permitidos.

A camisa aqui ganha destaque, e pode ser um marcador importante de sua personalidade. Pois cores mais variadas, bem como padrões como listras e delicados xadrezes podem ser usados. Cores mais ousadas como rosa, lilás, amarelo claro, azul claro, são também permitidos. Também se pode utilizar camisas de tons escuros brincando com o contraste com os paletós e blazers mais claros. Só não se esqueça que não pode ficar muito ‘divertido’ o visual. Já que a ideia é passar uma imagem de maturidade e seriedade.

111

a-perfectly-sized-suit-will-feel-slightly-constricting

222

tumblr_m300vvbhbh1r1vmjvo1_1280

tumblr_napo0fhizh1r5jwlho3_500

tumblr_napo0fhizh1r5jwlho5_250

Segue as dicas da Camisaria Fascynios para você que precisa de camisas e trabalha em ambiente muito formal ou formal (social):

Camisas de abotoadura

Camisas sociais

Camisas listradas

Na próxima semana vamos ver sobre empresas semi-formais e/ou semi-casuais. Elas são um desafio para se pensar em como se vestir, pois são mais abertas que as formais, mas não chegam a ser informais… Daremos dicas importantes sobre, não deixe de lê-las!